Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Pontuação das lutas deveria ser mudada?

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Metal

Metal

Vi um tópico no sherdog que me fez o maior sentido em relação à pontuação das lutas. Dificilmente um round termina em 10-8, quanto mais em 10-7, mas é 10-9 independente de ser disputado ou não. Afinal, é um sistema de 10 pontos, mas mesmo com verdadeiros massacres que duram o round todo, as pontuações mais discrepantes vistas até hoje foram coisa de 30-24 em Dennis Siver VS Nam Phan e 50-42 em Rich Franklin VS David Loiseau.

A sugestão que deram foi +- a seguinte de pontuar.

10-10: vantagem não visível só para um lutador.
Exemplo de round:
a luta inteira de Andrei Arlovski VS Travis Browne se continuasse do mesmo jeito até o final do round e sem interrupção do árbitro
10-09: vantagem pequena, mas nem tanto, para um dos lutadores.
Exemplo de round:
round 1 de Thomas Almeida VS Brad Pickett, pontuado para Pickett
10-08: vantagem visível para um dos lutadores, mas o outro ainda estava competitivo.
Exemplo de round:
round 3 de Khabib Nurmagomedov VS Rafael dos Anjos, pontuado para Nurmagomedov
10-07: vantagem grande para um dos lutadores, o outro até tenta mas não consegue nada.
Exemplo de round:
round 1 de Conor McGregor VS Chad Mendes, pontuado para Mendes
10-06: vantagem unilateral para um dos lutadores, o outro apenas "sobrevivendo".
Exemplo de round:
round 4 de Stipe Miocic VS Mark Hunt, pontuado para Miocic
10-05: vantagem total, beirando o ponto da luta ser interrompida.
Exemplo de round:
round 1 de Frankie Edgar VS Gray Maynard II, pontuado para Maynard

Na verdade, o que acontece hoje? Com os exemplos dados, Pickett, Nurmagomedov e Mendes teriam recebido 10-09 e quem sabe até Arlovski ou Browne. Miocic receberia um 10-08 e Maynard um 10-07, talvez 10-06 se o juiz lateral estivesse torcendo pra ele.




Então queria saber de vocês, como poderia ser, se há outras formas de se pontuar, se está bom do jeito que está... enfim, a opinião de vocês.

Metal

Metal

Pra mim fez o maior sentido, já que no forum do Sherdog não tinha exemplos e eu que coloquei dessa maneira à minha interpretação de alguns rounds claríssimos em lutas +- recentes.

E eu também pegaria mais pesado em relação à regras violadas, pois acho que há muito aviso e pouca retirada de pontos.

BetoSalazar

BetoSalazar

Acho que deveria ter outro órgão pontuando sem ser comissão atlética que
adora wrestler amarrão. Duvido que não tenha um curso específico, ou
mestrado, pós graduação, enfim: gente do esporte mesmo.

Metal

Metal

É Beto, mas há uma espécie de convênio entre as associações de wrestling e a Zuffa que não sei até hoje pra que serve. Olhando por fora, parece que a Zuffa facilita muito a entrada desses wrestlers NCAA no MMA, em especial o UFC.

BRIGADEIROJIUJITSU

BRIGADEIROJIUJITSU

Os westlers são muito beneficiados sim, inclusive nas regras... pode-se golpear livremente de cima pra baixo, mas de baixo pra cima existe uma série de restrições. Quedas valem (as vezes) mais que socos ou chutes.
Não acho que a pontuação deve ser mudada, acho que quem pontua sim! Os juízes não sabem o que é um yoko shiho gatame (100kg), aí é muita imparcialidade, já que puxam sardinha pra "sua arte".
Acho que os árbitros deveriam pontuar (não durante a luta, os que estivessem em stand by "virariam" juízes).

Metal

Metal

Julião, não é bem assim, só funciona desse jeito com socos, quando o assunto são cotoveladas e chutes já muda um pouco de questão. O que mata um pouco é essa coisa de quatro apoios onde o Jon Jones quase se fudeu com o Vitor Belfort e com o Rampage. Lembra que ele começava a luta agachado e com as mãos no chão? Rampage deu uns 4 ou 5 socos em pé no Jones agachado e não pegou em nada - mas aí que tá, o negócio do Rampage é soco mesmo, ele é uma negação pra chutar. Ou seja, nesse caso a regra beneficia ele.

No caso do Vitor Belfort que abriu a luta com aquele chutão que fez o Jones levantar rapidinho, já é uma regra que prejudica o Belfort por ele ser bom de chute. Mas e aí, se o Jones quisesse ficar agachado a luta toda, quem impede? Porque o árbitro só manda levantar se estiver deitado...

Sei lá, acho que se existe possibilidade de 10-8, 10-7, 10-6, 10-5 e por aí vai, que fosse melhor utilizado. Até porque é meio injusto, igual eu falei lá em cima, certas lutas terem o mesmo resultado de round não interessa se é round disputado ou passada de carro.

Também acho que o uso do empate nos rounds deveria ser melhor trabalhado.

BetoSalazar

BetoSalazar

Posso estar errado, mas sinto muita pressão popular no ufc, uma coisa que
se for interessante pros fãs, acontece. Que já não vejo no futebol, por exemplo.

Isso falando de resultados.

Metal

Metal

Pelo contrário, o UFC sempre é responsabilizado pelos resultados polêmicos que as comissões atléticas pontuam.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos