Michael Lunardelli, executivo da Reebok, comenta sobre as falhas nos kits UFC e fala do futuro
Tradução meia-boca por MetalA era UFC-Reebok não começou bem.
Primeiro foram as manifestações a respeito dos lutadores perderem dinheiro com os patrocínios. Fãs e lutadores criticaram com muito descontentamento.
Então veio o dia do lançamento dos kits.
O evento foi em NYC, e as reações na internet foram brutais ao verem que, ao invés de um mínimo de individualidade, tudo era padronizado e praticamente deixando os lutadores iguais.
Mas ainda viriam à tona os erros. Nomes com erros ortográficos, nomes de batismo que não condiziam com o nome que tornou os lutadores famosos... tanto que "Giblert Melendez" virou um meme instantâneo e que ainda vai durar muitos anos.
Michael Lunardelli, diretor de negócios sênior do novo departamento de treinamento de combate da Reebok, disse que os erros foram infelizes.
"É nossa culpa. No entanto, as pessoas não percebem que nada foi impresso. Nada foi produzido. Nada disso é real. É feito sob encomenda. É uma renderização baseada no nome do lutador que você escolher a partir do campo no site."Isso pode ser uma triste notícia aos fãs que queriam seu kit "Giblert Melendez". Lunardelli disse que os erros ocorreram no processo de obtenção da lista do plantel do UFC.
"Há um processo com todas as ligas. Você começa com a lista da liga. Há um processo para que transmita o nome dos lutadores. E então ela é transmitida para nós. Houve um problema na transmissão para consegui-la. Estamos trabalhando com o UFC para garantir que tudo seja arrumado. Eu diria que 500 dos 580 foram mostrados, e os restantes serão corrigidos até o final da semana."As redes sociais facilitaram demais a divulgação dos erros para o mundo todo. E com isso, agravou mais ainda a crise dos lutadores insatisfeitos com a nova política de pagamento de patrocínio. A Reebok foi ridicularizada demais, mas Lunardelli minimizou as críticas.
"Em qualquer acordo de licenças, cedo ou tarde erros serão cometidos."Os kits fizeram a primeira aparição no UFC 189, mas estavam sendo vendidos na Fan Expo no dia anterior. Muitos se perguntavam se os fãs iriam pagar cerca de 80 dólares nas camisetas. Mas olhando a Fan Expo, havia gente comprando e usando. A maioria eram de Conor McGregor e Georges St-Pierre.
Lunardelli disse que o plano é fazer que nem no futebol e mudar o design do kit. A Reebok não vai fazê-lo tão frequentemente como clubes de futebol profissional, que normalmente estreiam novas variações antes de cada temporada. Lunardelli disse que eles não querem tomar essa posição, porque eles não querem forçar as pessoas a comprar uma camisa de US$ 80 a cada novo lançamento para não tê-las obsoletas.
"Planejamos mudar o kit a cada três temporadas. Essa vai pelo menos até 2017. Podemos não mudá-los depois disso, mas haverá alguma mudança. E vamos fazer outro grande lançamento, vai ser ótimo."Outra crítica foi o logo gigante do UFC na frente e o nome pequeno e embaralhado nas costas. Lunardelli disse que a intenção é contar a história através da camisa.
"Nós pensamos que a história do UFC era mais importante para contar na camisa. Mas isso não é o que eles usam no octógono. Eles estão vestindo shorts. A grande leitura sobre os shorts é o nome do lutador, e então há um logotipo UFC pequeno e um pequeno logotipo Reebok. Assim, o plano para o que eles estão realizando em a cage é o nome do lutador. Fizemos colocar lutadores em primeiro lugar."Lunardelli ouviu as críticas. Mas é o tipo de crítica que vem com todas as principais mudanças, e isso foi uma profunda mudança na forma como o UFC é apresentado. Tal mudança vem com dores de crescimento, muitas vezes para a direita fora do portão.
Mas ele disse que sua empresa está comprometida com o crescimento do UFC e MMA em geral, e acredita que ao longo do tempo, os fãs vão começar a ver que as intenções da Reebok são genuínas e que a empresa está em para o longo curso.
"Eu tenho confiança de que ao longo do tempo, que essa visão vai mudar."FONTE