Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Largar a família para estudar longe

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Hélio..

Hélio..

Sempre quis estudar numa boa universidade, fiz o vestibular para USP, UNICAMP e UNESP, por enquanto só a UNESP divulgou o resultado da primeira fase, estou em primeiro lugar, corro sério risco de passar

Só que um dilema que me atormenta a anos se tornou ainda mais incômodo, se for estudar, tenho que deixar meus pais, sou filho único, minha mãe é doente, e meu pai é um imbecil, na primeira fez que fiz o vestibular e disse que teria que me mudar eles fizeram um escândalo, chantagem emocional, me encheram o saco, mas tanto, que nem consegui fazer a segunda fase direito, e não passei, desta vez não disse nada, mas a preocupação persiste, penso seriamente em não ir, e ficar na minha cidade mesmo, pela pena deles, só que, se ficar, só poderia estudar numa faculdade fuleira tipo Unip, Anhanguera etc... Alguém daqui já passou por isso? O que fizeram?

Metal

Metal

Rapaz, que sinuca de bico hein... pelo seu tom dá pra ver que você é um rapaz bem família e o quanto seus são importantes pra você - porque pra ficar em dúvida entre uma faculdade particular e uma pública depois de passar em primeiro na UNESP, mermão...

Bom, eu não sei com que você trabalha. Também não sei pra qual cidade você iria mudar pra estudar. Mas é aquela hora fatídica de decidir seu futuro.

Pelo que eu me recordo, você mora em Votuporanga, certo? Cidade pequena, longe de tudo, interiorzão de São Paulo quase em Minas e em Mato Grosso... falo por mim, que moro em São Paulo desde minha terceira semana de vida: não ia conseguir me adaptar em cidade de interior NUNCA! rindo rindo rindo rindo rindo

Se der pra fazer um meio-termo, acho que uma coisa que iria ajudar tanto você quanto seus pais é mudar de cidade mas passar os finais de semana na sua cidade - aquele esquema bem "chegou sexta-feira, vai pra facu pronto pra viajar, acabou a aula pega um busão na rodoviária e depois faz o caminho inverso no domingo". Olhando de fora, parece ser a situação que mais chega perto da ideal.

Você tem que pensar o seguinte também: você disse que sua mãe está doente e seu pai é um imbecil, certo? Aí você opta por fazer uma facu particular por causa deles e depois de dois ou três semestres, vai que acontece da sua mãe falecer e seu pai bota o pé no mundo - é uma possibilidade, por mais que eu não quisesse entrar nesse assunto. Ou então, você vai se desdobrando pra conciliar trampo e faculdade, aí tu perde o emprego e nenhum dos dois te ajuda (e se pá ainda jogam na tua cara que tu passou em primeiro na UNESP e não foi e que nenhum deles te obrigou a desistir da facu pública), também é outra possibilidade.

Há outro ponto agravante: vai, por exemplo, você decide ficar na tua cidade e durante a semana só usar sua casa pra dormir. Aí tua namorada/noiva (partindo do pressuposto que tu esteja compromissado) fala de casar e se mandar de Votuporanga, tu ainda pode cair no ciclo vicioso de, mesmo a contragosto, continuar deixando seus pais decidirem as coisas por você.

Sei o quanto esse jogo de (in)gratidão à base de chantagem emocional é foda, mas se fosse eu, que hoje estou com 29 anos, com uma oportunidade dessa nas mãos, botava o pé no mundo. Ainda mais porque prestei vestibular 5 vezes e o mais perto que cheguei de entrar numa faculdade pública foi ficar na lista da segunda chamada com uns 30 nomes na minha frente - e desses 30 na minha frente, não chamaram nem 10.



Bom, espero ter ajudado, apesar de no fundo saber que te deixei mais em dúvida do que antes. E independente do que você decidir, volta nesse assunto com a gente.

Hélio..

Hélio..

FrankPuxaFrango escreveu:Rapaz, que sinuca de bico hein... pelo seu tom dá pra ver que você é um rapaz bem família e o quanto seus são importantes pra você - porque pra ficar em dúvida entre uma faculdade particular e uma pública depois de passar em primeiro na UNESP, mermão...

Bom, eu não sei com que você trabalha. Também não sei pra qual cidade você iria mudar pra estudar. Mas é aquela hora fatídica de decidir seu futuro.

Pelo que eu me recordo, você mora em Votuporanga, certo? Cidade pequena, longe de tudo, interiorzão de São Paulo quase em Minas e em Mato Grosso... falo por mim, que moro em São Paulo desde minha terceira semana de vida: não ia conseguir me adaptar em cidade de interior NUNCA! rindo rindo rindo rindo rindo

Se der pra fazer um meio-termo, acho que uma coisa que iria ajudar tanto você quanto seus pais é mudar de cidade mas passar os finais de semana na sua cidade - aquele esquema bem "chegou sexta-feira, vai pra facu pronto pra viajar, acabou a aula pega um busão na rodoviária e depois faz o caminho inverso no domingo". Olhando de fora, parece ser a situação que mais chega perto da ideal.

Você tem que pensar o seguinte também: você disse que sua mãe está doente e seu pai é um imbecil, certo? Aí você opta por fazer uma facu particular por causa deles e depois de dois ou três semestres, vai que acontece da sua mãe falecer e seu pai bota o pé no mundo - é uma possibilidade, por mais que eu não quisesse entrar nesse assunto. Ou então, você vai se desdobrando pra conciliar trampo e faculdade, aí tu perde o emprego e nenhum dos dois te ajuda (e se pá ainda jogam na tua cara que tu passou em primeiro na UNESP e não foi e que nenhum deles te obrigou a desistir da facu pública), também é outra possibilidade.

Há outro ponto agravante: vai, por exemplo, você decide ficar na tua cidade e durante a semana só usar sua casa pra dormir. Aí tua namorada/noiva (partindo do pressuposto que tu esteja compromissado) fala de casar e se mandar de Votuporanga, tu ainda pode cair no ciclo vicioso de, mesmo a contragosto, continuar deixando seus pais decidirem as coisas por você.

Sei o quanto esse jogo de (in)gratidão à base de chantagem emocional é foda, mas se fosse eu, que hoje estou com 29 anos, com uma oportunidade dessa nas mãos, botava o pé no mundo. Ainda mais porque prestei vestibular 5 vezes e o mais perto que cheguei de entrar numa faculdade pública foi ficar na lista da segunda chamada com uns 30 nomes na minha frente - e desses 30 na minha frente, não chamaram nem 10.



Bom, espero ter ajudado, apesar de no fundo saber que te deixei mais em dúvida do que antes. E independente do que você decidir, volta nesse assunto com a gente.

Na verdade é Votoranrim, não Votoporanga, bem mais perto, e se for pensar pelo lado racíonal você está certo mesmo, não deveria nem considerar ficar, mas é foda, talvez outros fatores além da família me fazem considerar não ir, ir pra uma cidade nova, sem emprego, sem casa, totalmente desconhecida é foda, depois de ler o que você me falou já tomei um pouco mais de coragem, afinal, não estou fazendo nada errado, o errado são eles, que não querem que o filho estude só pra ter com quem reclamar, valeu Frank, vou pensar muito bem nisso

Smasher

Smasher

Vá.

E caso pense novamente, leia isso aqui: VÁ!

Ué, um ateu e liberal em termos de moral, apegado à família?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos