Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

UFC 166: Velasquez vs Cigano 3; Cormier vs Nelson; Marquardt vs Lombard; Sanchez vs Melendez; Rockhold vs Boetsch

+12
Jeremias
carabina
-Igor
Daryan
Metal
mitoso
edubontempo
Bruce "Mussum" Buffer
NetoOliveira
Smasher
WillianMMA
GiøøØ
16 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12

Ir para baixo  Mensagem [Página 12 de 12]

Metal

Metal

Junior Cigano: Uma usina nuclear na mão de um eletricista?

A derrota de Junior Cigano pelas mãos de Cain Velásquez abre espaço para análises sob infinitos prismas. Um aspecto é de conhecimento comum, praticamente unanimidade: o queixo do brasileiro e sua capacidade de aguentar castigo está mais do que comprovada. O que Cain fez com o rival ao longo de 10 rounds, o massacre 1 e o massacre 2, são daquelas coisas que assustam. Ao desfigurar um atleta considerado como um dos maiores pesados do esporte, o americano deixou uma lição que, ao que parece, Cigano e, principalmente, sua equipe, não entenderam. Quando se trata de lutar no mais alto nível, um plano de luta é necessário.

Ao assistirmos a trilogia entre Junior Cigano e Cain Velásquez, fica cristalina uma conclusão: Cigano é o Real Madrid, treinado por Jair Picerni. Alto, ágil, com queixo, coração, simpático e com duas mãos capazes de encerrar uma disputa com apenas um golpe, o atleta surge como um órfão dentro do octógono. Sem plano de luta, sem tática, sem confiar em seus orientadores que limitam-se a sugestões infantis durante as disputas, o talentoso lutador acaba sendo vitima da incapacidade de quem conduz suas ações. Quando observamos a carreira de Cigano, fica evidente a qualidade superior apresentada por este improvável campeão que começou tarde no caminho das lutas, mas através de seu talento único, conseguiu alcançar o posto de campeão da maior promoção do mundo.

Porém, durante os combates, Cigano sempre foi igual. A cada nova vitória, nocautes no estilo “mais do mesmo”. Em time que está ganhando não se mexe, e a fórmula para o sucesso permanecia igual. O problema é que Cain aplicou no próprio Cigano o que se chama de “PLANEJAMENTO, PLANO DE AÇÃO, GAME PLAN”, ou seja, traçou um detalhado cronograma de como frustrar as principais armas do rival para então capitalizar diante de um contexto favorável. Foi triste, constrangedor, assistir novamente 25 minutos de um lutador do nível espetacular de Cigano padecendo pelas competentes habilidades do também grandioso Velásquez. A cada novo fim de round, sugestões do estilo “mete a mão nele menino”, “eu quero ver esse jab”, soavam como uma placa de sinalização em russo colocada no centro de São Paulo. O lutador não demonstrava qualquer reação, não entendia, não reagia, sabia de seu destino já no primeiro intervalo entre rounds. No rosto de Cigano, além das marcas deixadas por Cain, estava a dor de quem sabia que perderia e que buscava respostas sem encontrar qualquer respaldo.

Cigano é gigante. Ele pode vencer Velásquez, pode voltar ao topo, porém, precisa obrigatoriamente trocar de equipe, ou mudar seu treinador principal, ou esperar que em uma próxima oportunidade, o responsável por coordenar sua participação tenha um mínimo de humildade para traçar uma estratégia e faça valer o prestígio possuído ao orientar seu pupilo e não apenas calçar suas luvas no vestiário rezando para que um mata-cobra resolva as coisas.

Cigano é muito mais que um mata-cobra da sorte, muito mais do que esperar um pombo sem asa salvador. Sem alternativas, sem ideias, Cigano é uma usina nuclear sob os cuidados de um eletricista, incapaz de explorar suas capacidades da maneira que merece. Então, os paladinos da moralidade dirão coisas como “só pode falar quem já subiu lá e foi espancado”, ou “quem colocou ele no topo? Quem ensinou ele a ser quem é? Como você é oportunista criticando quem fez dele o campeão”, e a resposta é apenas uma. Preparar um lutador é uma coisa, comandar um campeão diante dos maiores desafios encontrados no MMA mundial é outra completamente diferente. Cigano fez o que fez por seus méritos, mas quando precisou de ajuda, não encontrou absolutamente nada.

À deriva, solto, desgovernado, sem comando. Junior Cigano dos Santos é o maior desperdício entre os lutadores presentes no plantel do UFC.

PS: Qual a razão daquela guarda baixa o tempo todo?

FONTE

WillianMMA

WillianMMA
Admin

que mimimi do kraleo hein...

https://mma-warriors.forumeiros.com

NetoOliveira

NetoOliveira

Imagino o Dedé treinando o Cigano!

Caralho, o Dedé é o córner mais foda do Brasil!

Anguss, o Dórea pediu sim, não somente pra sair da grade, como pra usar o upper, e eu fiquei puto com o Cigano por não usar pq até eu falava isso no bar! USA O UPPER, CARALHO! CAIN TÁ VINDO COM A CABEÇA BAIXA, SE PEGAR UMA É CAIXÃO E VELA PRETA, mas Cigano precisa sim ter um suporte maior.

Será que ele não fez pq não assimilou ou pq não confia?

Belo texto, Frank.

Bruce "Mussum" Buffer

Bruce

Tipo de reportagem tendenciosa...

O Corner do Cigano viu a luta e as orientações eram todas focadas na luta:

- sair da grade;
- girar no octagono;
- não usar somente os mesmos golpes (jab e overhand), pois já estava marcado, variando com upper e fazendo sequências.

Eram detalhes pequenos mas que poderiam mudar o rumo da luta. Cigano poderia, com um golpe só, desmontar o Velasquez. Mas do jeito que ele lutou ele não desmontava nem um Velasquez de LEGO... Agora o porque dele não seguir o que o corner falava... Isso tem que ser perguntado pra ele, pois só ele vai saber responder... ou não...

Quanto a variações no jogo dele... Seria maravilhoso. Cigano é alto e forte. Um jogo de Muay Thai cairia como uma luva pra ele, usando chutes fortes e joelhadas. Ele usou muito os cotovelos no clinch, já é algo, mas ainda é pouco... Derrubar e usar BJJ... Nesse ponto ele precisa disso, dessa variação, pra melhorar como atleta. Potencial ele tem, e muito. Resta esse potencial ser lapidado...

Metal

Metal

Verdade, ó... imagina o Cigano numa AKA, numa Greg Jackson, se pá até na Cesar Gracie Jiu Jitsu ele melhora mais ainda...

Bob Sacamano



Bruce \"Mussum" Buffer escreveu:Tipo de reportagem tendenciosa...

O Corner do Cigano viu a luta e as orientações eram todas focadas na luta:

- sair da grade;
- girar no octagono;
- não usar somente os mesmos golpes (jab e overhand), pois já estava marcado, variando com upper e fazendo sequências.

Eram detalhes pequenos mas que poderiam mudar o rumo da luta. Cigano poderia, com um golpe só, desmontar o Velasquez. Mas do jeito que ele lutou ele não desmontava nem um Velasquez de LEGO... Agora o porque dele não seguir o que o corner falava... Isso tem que ser perguntado pra ele, pois só ele vai saber responder... ou não...

Quanto a variações no jogo dele... Seria maravilhoso. Cigano é alto e forte. Um jogo de Muay Thai cairia como uma luva pra ele, usando chutes fortes e joelhadas. Ele usou muito os cotovelos no clinch, já é algo, mas ainda é pouco... Derrubar e usar BJJ... Nesse ponto ele precisa disso, dessa variação, pra melhorar como atleta. Potencial ele tem, e muito. Resta esse potencial ser lapidado...
Quem viu a luta deve ter percebido em algum momento qual era a estratégia do Cain. Porque era bastante simples e definida: colocar pressão permanente, sugerindo querer obter a queda, enquanto na verdade se aproveitava sistematicamente das tentativas de defesa do adversário para castiga-lo com potentes socos e chutes a curta distância. A repetição dessa estratégia não só deixou o Cigano perdido e confuso, mas bastante machucado e quase sem gás pra buscar uma reação.

De quem é a responsabilidade por terem caído totalmente nesse gameplan da equipe do Cain? Eu me recuso a concordar com a idéia de que o maior culpado disso- de ter passado 5 rounds encostado na grade e sendo surrado a curta distância- é o próprio Cigano. Faltou treinamento tático pra essa luta. Não adianta o corner chegar no meio da luta, no calor do combate, e dizer pro lutador fazer isso ou aquilo. Isso não funciona pra ninguém, talvez em nenhum esporte. O atleta tem que ter sido treinado e preparado pra passar por essas situações, tem que ter se habituado minimamente a reagir a elas, a responder a elas quase automaticamente. E o que a gente viu foi um Cigano não preparado, que não sabia o que fazer diante de tal estratégia do oponente, como se jamais sua equipe tivesse previsto que isso podia acontecer. 

 Tudo bem que o Cigano tomou um basta castigo. Mas, pra mim, quem perdeu vergonhosamente, levando uma surra, uma aula de MMA, foi a sua equipe.

edubontempo

edubontempo

Metal

Metal

Eu coloquei essa notícia editada como reportagem na página anterior, cê botou o link dela aqui pra que? rindo rindo rindo rindo rindo rindo rindo rindo rindo rindo 

Ê Edu, o Neto que enche a cara e você que fica bebum? rindo rindo rindo rindo rindo rindo rindo rindo 

NetoOliveira

NetoOliveira

É foda fazer análise pós-derrota, mas acho que uma coisa é inegável: DÓREA NÃO É CAPAZ DE SUGAR O MÁXIMO DO CIGANO!

Ele precisa de alguém que saiba fazê-lo desenvolver seu melhor jogo. Cain é foda, mas a menos que ele seja um extraterrestre que nasceu assim, houve alguém que lapidou a pedra e fez ele se tornar essa MÁQUINA que é hoje. Pra mim, Cain já está se consolidando como um dos MAIORES HWs DE TODOS OS TEMPOS!

Reafirmo: Se o Dedé pegasse o Cigano pra treinar, acho difícil o massacre ter sido tão grande. 

Cigano é MUITO BOM! Defende quedas com muita facilidade, se levanta mais fácil ainda, bate pesado, acrescentou o chute no repertório, enfim, tem tudo pra ser campeão, basta ter alguém que o faça crescer ainda mais!

P.S: Porra Frank, bebum? Só se for de Coca! Hahahaha...

edubontempo

edubontempo

Porra frank, foi mal... Não tinha visto... Acabei de ler esse texto e postei via celular mesmo... Aliás, excelente texto!

Acho muito difícil, praticamente impossível o Cigano largar o Dórea e fazer um tour pelos EUA, ou até mesmo com o Dedé, que é o melhor treinador de MMA do planeta!

Alternativas ele tem, basta querer!

Smasher

Smasher

Cain é melhor que ele.

Ele simplesmente deu SORTE na primeira luta e falei isso na Tatame.

AnguSS

AnguSS

Cain eh melhor q Cigano e mto mais completo...
Mas Cain nao tem mto o q melhorar, fora alguns ajustes.. Cigano tem lastro pra melhorar MTO ainda..
Visto q msm usando apenas boxe, eh top 3 incontestavel ( pra mim, top 2, mas blz )...

A unica coisa q nao gostaria q Cigano colocasse no seu jogo sao mtos chutes, talvez apenas uns low kicks sempre na boa... ou ateh high kicks, mas bem estilo o q ele fez contra o Hunt, pq acho q mtos chutes podem comprometer sua movimentacao q eh mto boa.... e nao eh pq perdeu 2 pro Cain q ele eh um lixo, mediano, ou sua movimentacao eh ruim.  
Agora, jah q treinou tanto pra evitar quedas, imagina ele quedando e usando aquelas maos pesadas em um GnP  ( ok, nao vai quedar o Cain, mas blz)....  e BJJ???  pqp, ateh hj nao entendo como ele nao finalizou Shane Carwin...

Cigano com Dede no corner, tendo um tipo de controle de luta q Aldo e barao tem seria assustador.


Np mais, o q acham de Cain X werdum ?   Se  Werdum conseguir trocar de igual pra igual e buscar um clinche ou fazer Cain ir pro clinche, nao sei nao, hein....  Problema vai ser se ele sentir a mao do campeao entrar e voltar as origens, comecar desesperadamente a tentar levar a luta pro chao... lutador com origem no BJJ, por mais q treine a parte em peh, costuma assustar qdo entra a mao....   assustar nao eh bem a palavra, mas tenta voltar pra zona de conforto urgente...

-Igor

-Igor

AnguSS escreveu:
Np mais, o q acham de Cain X werdum ?   Se  Werdum conseguir trocar de igual pra igual e buscar um clinche ou fazer Cain ir pro clinche, nao sei nao, hein....  Problema vai ser se ele sentir a mao do campeao entrar e voltar as origens, comecar desesperadamente a tentar levar a luta pro chao... lutador com origem no BJJ, por mais q treine a parte em peh, costuma assustar qdo entra a mao....   assustar nao eh bem a palavra, mas tenta voltar pra zona de conforto urgente...
Acho que o Muay Thai do Fabrício evolui bastante.
Mesmo que não seja suficiente (não é uma afirmação, mas uma hipótese) pra tocar de igual para igual com o Juanito, vai ser muito útil para controlar a distancia e machucar lentamente o chicano, pra depois poder impor seu jogo.

NetoOliveira

NetoOliveira

Torcida total pro Werdum, mas não consigo enxergá-lo vencendo essa luta.

Cain vai minar com os golpes em pé, como fez com o Cigano.

Rafael é um baita treinador e tá pensando na estratégia, mas acho que não vai rolar...

Smasher

Smasher

O problema do Cain é que o cara não para de atacar um segundo e não se cansa! PUTA QUE PARIU!

Quero ver até quando vai isso, até porque ele é bem fofinho, mas...

Metal

Metal

Também acho que o Cigano precisa muito mudar de equipe. Falta alguém chegar pra ele e falar "Véio, se adianta que aqui não tem mais chão pela frente..." e pegar uma academia tipo AKA, Greg Jackson, American Top Team, Nova União, MMA Lab, sei lá... se pá até a Blackzillians, a Kings e a Team Quest adiantam alguma coisa...

O Anguss disse bem: o Juanito não tem muito mais pra onde melhorar, e pra mim - opinião minha de eu mesmo - apesar de ter ganhado a luta com sobras, mostrou que está muito limitado ao que fez e faz, talvez só evolua na parte de BJJ. Cigano ainda tem DEMAIS pra onde evoluir, principalmente quando o assunto é wrestling, chutes e BJJ.

Apesar dos dois massacres, continuo não achando que a primeira vitória do Cigano tenha sido "golpe de sorte" igual o Smasher falou, porque o Cain balançou muito mais do que o Cigano na luta - a diferença é que, como nos últimos rounds o Cain teve aquela dominância toda no striking, ficou mais marcado pra gente o Cain batendo e o Cigano apanhando do que os momentos que o Juanito balançou e já se jogava na cintura pra se recuperar à base de clinch.

Continuo afirmando e reafirmando: Cigano precisa sair debaixo da saia do Dórea e ir pra algum campo de treinamento onde ele possa evoluir, porque ele pode e tem como evoluir, além de ter espaço pra evoluir.

Garanto uma coisa a qualquer um: Cigano com um treino de wrestling (nem precisa ser intenso a ponto de transformar ele em NCAA nível III), de chutes e com uma faixa preta VERDADEIRA de BJJ (também não precisa nem ser uma faixa preta suficiente pra vencer o Mundial de BJJ ou o ADCC), contra um Cain com uma faixa preta +- nesse nível, não perde pra mais ninguém nessa categoria, e ouso dizer que pra mais nenhum lutador no MMA.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 12 de 12]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 10, 11, 12

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos